terça-feira, 2 de julho de 2019

Meu Monarca Favorito: Quadrinhos do Império

Da web para sua versão impressa, as aventuras de um certo imperador em um reino um tanto quanto familiar.
Um olhar bem-humorado sobre a época do Império,
com a assinatura do cartunista Tiburcio.
A série de webcomics Meu Monarca Favorito, lançada em 2010, é uma divertida alegoria sobre o final do reinado do segundo e último imperador do Brasil. Mas não é exatamente Dom Pedro II, mas sim um personagem inspirado em sua figura histórica e que herdou muitas de suas características. 

Nesse mundo, o Monarca vive às voltas com conspiradores que almejam derrubá-lo, mas o simpático governante consegue se dar bem e vai tocando a vida à frente de uma potência cercada de republiquetas latino-americanas. 

Com muito humor e uma fina ironia, o cotidiano do Monarca é uma criação do autor de quadrinhos e ilustrador Marcelo Tiburcio, veterano que colaborou com a revista MAD e já ilustrou numerosos livros. 
Muitas conspirações e uma imprensa não muito imparcial.
(Isso vem de longe...)
Dono de um traço seguro, com uma estilização expressiva e perfeito domínio narrativo, os quadrinhos de Tiburcio conseguem entreter e passam algumas mensagens bastante sutis e atemporais. Não se trata apenas de um resgate da figura de um Imperador que honrou sua posição, mas de lançar um olhar sobre o próprio passado de nosso país. 

O álbum compila os três primeiros arcos de histórias da série, ainda disponíveis no site Meu Monarca Favorito

A edição será lançada oficialmente no final de julho, mas já se encontra em pré-venda no site da Editora Kimera

Meu Monarca Favorito
Autor: Tiburcio
Formato: 21 x 21 cm, com 84 páginas
Editora: Kimera (2019)

- Compre aqui


::: E X T R A S :::

1) Apresentação dos quadrinhos e proposta da série:


6 comentários:

Detonation Uchiha disse...

Muito bacana! Só pela tirinha que você usou como exemplo é possível ver a ironia de como a história do Brasil é repetida diversas e diversas vezes, também gostei da linguagem que o Marcelo Tiburciu usou nos diálogos que dão uma imersão maior à aquela época: "neca de pitibiribas" e "football", eu achei genial.

Alexandre Nagado disse...

Fala, Uchiha.

O MMF é uma grande série, com uma atmosfera toda própria. Da linguagem ao acabamento, é uma aula de arte sequencial. Tomara que mais pessoas descubram esse trabalho. O Tiburcio fez várias colaborações na revista MAD, no fnal dos anos 80 e sempre gostei de seu desenho.

Valeu! Abraço!

tiburcio disse...

Valeu Nagado, demorei mas li finalmente a linda resenha. Obrigado!

Fgg disse...

Adorei o trabalho por favor continue 😁

Fgg disse...

Adorei incrível assim q eu poder já vou garantir o meu😁

Alexandre Nagado disse...

Tiburcio, farei o que puder para divulgar esse trabalho, pois acredito que obras de qualidade precisam ser conhecidas pelo público.

Boa sorte com o lançamento! Abração!